28 set 2018 - primeiro teste de cenas na escola

Trabalho de Atorprofessor + professoresatores

Céu sem Estrelas 28 set 2018 - primeiro teste de cenas na escola

roteiro

CENA DA DEMISSÃO

Rogério (se ele não for é Camila Narradora) Narrador:

mostra a echarpe para o público e diz: Esta é Cecília!
fica de braço estendido oferecendo a echarpe aos atores

1. cena da demissão - 3 versões
    1. Fernando vai para a cadeira e Lorena pega echarpe da mão do Rogério - primeira versão - Lorena é Cecília e Fernando é Marlene.
    2. Lorena coloca a echarpe no pescoço de Fernando que se afasta da cadeira. Lorena inicia a cena na cadeira . Segunda versão: Fernando é Cecília e Lorena é Marlene.
    3. Lorena continua na cadeira, já inicia em pé, criando outra emoção (aquela Marlene bem soberba, que retira Cecília do ombro com um peteleco - intensidade de maldade alta)  e Marianne pega a echarpe do pescoço de Fernando que sai de cena.

1.1.Diálogo do texto- Cena da Demissão
Marlene  — Cecília, acho que você deve imaginar por que te chamei até aqui.
Cecília — O contrato?
Marlene  — Mais ou menos. Quer dizer, é sobre o contrato, mas… — Temos um pequeno problema *na livraria.
Cecília — Problema? — Alguma coisa com os meus documentos? Se precisar, trago os originais de novo.
Marlene  — Na verdade, querida, não temos como renovar seu contrato.
Cecília — Como assim?
Marlene  — Você foi uma ótima adição ao time, mas infelizmente estamos atravessando um período de crise e não podemos manter você. -
(Ela continuou a falar… discurso de agradecimento, uma sequência de frases automáticas …)
Cecília — Tá. Tudo bem, tudo bem. Tuuuuudo bem — repetia sem parar.
Marlene  — Você está bem?
Cecília — Estou ótima — falei. — Acho que vai ser ótimo. Maravilhoso mesmo. Quer dizer, preciso de novos horizontes, *não quero vender livros a vida toda. Vou me dedicar à faculdade. Comecei agora, sabe? A faculdade. Estudo desenho industrial. Muito bom, muito legal mesmo, tem menos desenho do que eu imaginei que teria, mas estou gostando.
(Eu não conseguia parar de falar. Em minha ansiedade eufórica, palavras sem nenhum significado se atropelavam).
Marlene  — Hum, certo. Que bom. Enfim, você pode recolher suas coisas e… —
(Marlene explicou tudo o que eu precisava fazer para dar cabo à demissão).
Marlene  — Ah, e não precisa vir mais a partir de amanhã.

COREOGRAFIA EXPRESSIVA como base da cena

Fernando pega a echarpe que está na Marianne e começa o movimento repetitivo:

1. entre minha casa silenciosa e meu emprego fictício
    1. os outros atores formam a roda com o Fernando
    2. ou uma fila de costas para o público, que se aproxima e se afasta de Fernando, criando uma “moldura” para sua fala

1. Ele veio me contar uma coisa muito curiosa.(quando o coro vai para a escada, Fernando coloca a echarpe na cadeira branca)
    1. toda a sequência criando a referência da bruxa - que diz ironicamente
      1. - Ele veio me contar uma coisa muito curiosa.

Passagem:
Enquanto o coro olha com curiosidade em Libras - Camila sai do coro e assume a fala da mãe - contracenando com a cadeira branca que está com a echarpe:
— O Paulo foi no seu trabalho hoje, sabia? Ia comprar um livro*. Procurou por você, mas disseram que não trabalha mais lá. Que foi demitida semana passada. Então o que você fez depois da aula essa semana? E por que não contou pra gente? ** Afinal, eu sou sua mãe.
  • * explicitar no diálogo da demissão que o trabalho é numa livraria.
  • ** falar que é a mãe para dar sentido

Passagem para a cena da escada/Rogério
  1. era orgulhosa demais para dar o braço a torcer
    1. na passagem para a ação com a cadeira, Lorena pega a echarpe da cadeira branca e coloca no pescoço

1. aaaaaaaahhhh - raiva com cadeira
    1. criar uma postura final com um dos monstros interiores
    2. cada um, antes de pegar a cadeira, pega a echarpe e coloca no pescoço

1. Marianne pega a echarpe - todos estão em “posturas monstros interiores”
    1. Fala: Sabia que era uma armadilha. Tudo ao redor gritava “PROBLEMA! AFASTE-SE!”. Meu coração palpitou e a velha sensação de sufocamento começou a tomar conta. Não era o melhor momento para perder o controle.
    2. Decupagem da cena:

fala da Marienne em ação
(re)ação do coro
Sabia que era uma armadilha.
posturas monstros interiores olhando para todos os lados
Tudo ao redor gritava (virando o ventilador) “PROBLEMA! AFASTE-SE!”
coro grita junto: “PROBLEMA! AFASTE-SE!” e inicia a respiração ofegante aos poucos, vai crescendo.
Meu coração palpitou e a velha sensação de sufocamento começou a tomar conta.
ofegante ao máximo
desliga o ventilador
cessam o movimento ofegante
Não era o melhor momento para perder o controle.
voltam a postura monstro sem movimento

1. os monstros com Narrador - Camila de narradora
    1. os monstros que estavam só como postura, ganham movimentos, que ficam como panorama da fala da narradora
Eu não conseguia falar. Queria virar as costas e sair correndo, mas meus pés não me obedeciam. Meu corpo estava rígido, minha respiração, acelerada. Sentia todos os meus músculos paralisados. Estava consciente de tudo à minha volta, mas me sentia incapaz de esboçar uma reação. Havia algo me sufocando, a sensação era inquietante. A qualquer momento, eu desabaria em lágrimas, demonstrando, mais uma vez, minha fraqueza.
Monstros se amontoam - e fazem olham para o público com sinal em libras de cair no choro.

A Licenciatura em teatro é um processo de atuar-ensinar-pesquisar focado na formação do ator e do educador em perfomance e artes.

Primeira

Comentários